Sejam Bem Vindos ao Blog do: CEIPEV, Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, que tem como meta a formação dos discente num contexto ético e moral visando construir atitudes pautadas na prática da democracia e na formação consciente através do exercício educacional da instituição.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Fundeb

Recursos de R$ 283,1 milhões estão liberados para nove estados e respectivos municípios. Os valores referem-se à última parcela deste ano da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Ao longo do ano, foram transferidos R$ 5,07 bilhões em complementação para Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Esses estados não conseguem atingir, com arrecadação própria, o valor mínimo por aluno estabelecido para este ano e demandam complementação.



Salário-educação



A cota de novembro do salário-educação está disponível desde a segunda-feira, 21, nas contas correntes de estados e municípios de todo o país. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) depositou os recursos na última quinta-feira, 17. Foram transferidos R$ 464,3 milhões.

Interpretação da AGU aponta R$ 1.024,67 para piso nacional dos professores

A Advocacia-Geral da União (AGU) respondeu nesta terça-feira, 29, consulta feita pelo Ministério da Educação sobre a interpretação do art. 5º da Lei nº 11.738/2008 que atrela o reajuste do piso nacional dos professores ao crescimento do valor anual mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em sua resposta, a AGU entende que a melhor interpretação do referido dispositivo é a que permite a utilização de um parâmetro efetivo para a identificação da variação do valor anual mínimo por aluno. Seguindo essa interpretação, o percentual de reajuste sugerido para o ano de 2010 é de 7,86%, referente à diferença dos valores mínimos por aluno aferidos nos anos de 2008 e 2009, consignados na Portaria Interministerial nº 1.027, de 19 de agosto de 2008, e na Portaria Interministerial nº 788, de 14 de agosto de 2009.

A aplicação do percentual eleva o piso de R$ 950,00 para R$ 1.024,67 para uma jornada de 40 horas semanais a partir de 1º de janeiro de 2010. Embora a interpretação da AGU não seja vinculante, esta será a recomendação do MEC aos entes federados que o consultarem sobre o tema.

Governo aumenta recursos para merenda e transporte escolar

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira, 28, reajustes dos valores da merenda e do transporte escolar a serem repassados aos municípios em 2010. O valor da merenda passa de R$ 0,22 para R$ 0,30 por dia letivo para cada aluno da pré-escola, ensinos fundamental e médio e educação de jovens e adultos.

O custo total das transferências para a merenda sobe de R$ 2,2 bilhões este ano para cerca de R$ 3 bilhões em 2010. O objetivo da medida, segundo o ministro, é recompor o poder de compra de alimentos para as escolas.

Já o valor do transporte escolar por estudante da área rural será de R$ 0,30 por trecho percorrido, o que representa R$ 0,60 por dia letivo. Com o reajuste, o repasse do governo federal aos municípios que transportam alunos do campo para escolas na cidade vai dos atuais R$ 478 milhões para aproximadamente R$ 678 milhões no próximo ano.

De acordo com Haddad, o reajuste dos valores do transporte escolar beneficia os municípios mais pobres e que têm mais matrícula de alunos do campo. O Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) apóia os municípios que registram no censo escolar matrículas de alunos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio residentes na área rural.

Caminho da Escola - Além de atualizar os repasses de recursos dos programas da merenda e do transporte de alunos, o ministro da Educação lembra que o governo federal investiu nos últimos dois anos R$ 790 milhões no programa Caminho da Escola, que incentiva a aquisição de veículos escolares novos e certificados pelo Inmetro. Com essa verba foram adquiridos 5.190 veículos escolares. Segundo Haddad, essa frota é muito importante, por isso foi aprovado o reajuste do Pnate, que é um recurso para manutenção dos veículos e garantia de que estão levando as crianças com segurança para a escola.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ATENÇÃO A TODOS QUE PARTICIPARAM DA GINCANA

A DOAÇÃO DOS BRINQUEDOS, BEM COMO, DOS CUPONS FISCAIS FOI REALIZADA NO DIA: 16/12/2009 (4ª FEIRA) ÀS 9h NO AUDITÓRIO  DO CEIPEV, VIERAM OS REPRESENTANTES DAS INSTITUIÇÕES QUE RECEBERAM: CASA DE APOIO AO PORTADOR DE CANCER, GRUPO DE MULHERES EM AÇÃO; PRIMEIRA IGREJA BATISTA QUE ATENDE A DUAS COMUNIDADES NO CARNAUBAL E NO BOM PASTOE O LAR DA CRIANÇA POBRE. E AINDA, A PRESENÇA DA IMPRENSA PARA REGISTRAR. FOI LINDO! PARABÉNS AOS NOSSOS ALUNOS  E A TODA EQUIPE QUE ORGANIZOU. VALEU!  

Temas abordados na Gincana:


Gincana do Estudante do CEIPEV


MOMENTOS DA GINCANA 2009


domingo, 13 de dezembro de 2009

A 2ª GINCANA DO ESTUDANTE DO CEIPEV FOI UM SUCESSO!!!

Realizou-se ações sociais, como:
Doações de sangue para o Hemocentro, fazia-se filas para as doações;
Incentivo fiscais- vários cupons fiscais arrecadados para doar a instituições sociais;
Mais de Mil brinquedos para doar as crianças carentes no Natal; 
Além de atividades culturais, relembrando diversos temas, como: A queda do muro de Berlim; 50 anos de carreira do Rei Roberto Carlos; A ida do homem a lua;  Obras literárias: Patativa do Assaré, Euclides da Cunha; Antônio Francisco entre outras atividades que mobilizou toda a escola que interagiu num clima de interação, socialização e companheirismo, onde toda a comunidade escolar cresceu em conhecimento.
Valeu. Obrigado a todos do CEIPEV por ações solidárias tão impactantes. 

SOMOS UMA ESCOLA SOLIDÁRIA

RECEBEMOS O SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2009
PARABÉNS TODOS QUE FAZEM O CEIPEV

sábado, 12 de dezembro de 2009

Boa gerência da alimentação rende prêmio para merendeiras

Merendeiras de escolas públicas de todas as regiões do país foram homenageadas nesta quarta-feira, 9, na cerimônia de entrega do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, em Brasília. Foram premiadas 25 prefeituras nesta sexta edição do prêmio, promovido pela organização não-governamental Ação Fome Zero.

“As merendeiras são pessoas que se dedicam ao trabalho além da conta. Sem elas, não teríamos sucesso nos programas de alimentação escolar”, destacou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que participou do evento. Viviane Vieira, que prepara a merenda em uma escola de Ribeirão Bonito (SP), recebeu das mãos do presidente um troféu de homenagem a todas as profissionais que trabalham nessa área.


O Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar tem o objetivo de destacar as prefeituras com gestões criativas e responsáveis do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Neste ano, 1.099 municípios se inscreveram – recorde de todas as edições. Os 25 troféus entregues envolvem categorias regionais e destaques nacionais, como capitais e grandes cidades, e o de valorização profissional de merendeiras.

Diretores de escolas enfrentam desafios da segunda jornada

Utilizar com aproveitamento a jornada escolar ampliada de quatro para sete horas diárias (educação integral) e dominar as técnicas da prestação de contas dos recursos públicos. Esses são os principais desafios apresentados por diretores e coordenadores de escolas públicas, nos dez seminários regionais já realizados para avaliar o programa Mais Educação. Ao todo são 11 seminários.




A diretora de educação integral, direitos humanos e cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC, Jaqueline Moll, explica que a gestão do tempo ampliado é uma novidade para as mais de 5 mil escolas que estão no programa. O período intermediário entre os turnos, que envolve o almoço e a escovação dos dentes, é parte da experiência que as escolas têm que administrar. Em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, por exemplo, grupos de mães vão à escola para ajudar nessa tarefa.



A segunda jornada dos alunos – no turno anterior ou depois das aulas regulares – também requer organização da escola, especialmente porque os estudantes vão para atividades diferentes. Isso, segundo Jaqueline Moll, as escolas estão aprendendo a fazer desde 2008, quando o programa começou, e será um desafio para as novas escolas que ingressarão em 2010. No próximo ano, o Mais Educação terá 10 mil escolas, sendo 126 do ensino médio, 110 da área rural e as demais são escolas urbanas de ensino fundamental.



A prestação de contas dos recursos recebidos pela escola, entre R$ 30 mil e R$ 100 mil, dependendo do número de alunos que estão na jornada integral, também requer atenção dos diretores. Os recursos saem do Ministério da Educação diretamente para a caixa escolar, em cota única, mas é exigida prestação de contas anual. De 24 a 26 de fevereiro de 2010, a Secad realizará um seminário nacional sobre o programa, em Brasília.



Sucesso – Ao acompanhar dez dos 11 seminários regionais (o último será em Manaus, nos dias 14 e 15), a diretora de educação integral da Secad avalia que os resultados do Mais Educação são positivos: mais aprendizagem, menos evasão, mais articulação entre escola e comunidade, maior envolvimento das universidades públicas com as escolas da educação básica.



Quando fala que alunos estão aprendendo mais, Jaqueline Moll cita o exemplo do rádio escolar, um dos dez tipos de atividade que podem ser escolhidos: ao buscar informações na escola e no bairro, ao escrever as notícias no formato conciso do rádio, ao ler para o público, as crianças desenvolvem uma série de habilidades de leitura e escrita de forma lúdica, diz. Esse aprendizado, além de repercutir positivamente na educação da criança e do adolescente, também motiva e evita a evasão, segundo a diretora. Em 2008, o rádio escolar foi o campeão das atividades da educação integral – 428 escolas, seguido da banda de fanfarra que teve a adesão de 393 escolas.



Ensino médio – As 126 escolas públicas estaduais de ensino médio que participam da experiência-piloto este ano continuarão no Mais Educação em 2010. São escolas de 11 estados e do Distrito Federal, assim distribuídas: Alagoas, sete escolas; Amapá, 14; Amazonas, 13; Bahia, 16; Maranhão, 14; Pará, 13; Pernambuco, oito; Piauí, 15; Rio de Janeiro, dez; Rio Grande do Norte, 14; Espírito Santo e Distrito Federal, uma cada.



Ionice Lorenzoni

Palavras-chave: Educação integral, Secad

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Cursos oferecem 350 mil vagas a docentes de todo o país

Estão abertas até 30 de janeiro de 2010 as pré-inscrições para os cursos de formação continuada do Plano Nacional de Formação de Professores. São oferecidas cerca de 350 mil vagas para docentes de todos os estados, para qualificação. Os cursos, gratuitos, são destinados a professores em exercício na rede pública.


Os cursos ofertados são nas modalidades presencial e a distância, em diversas áreas, como estratégias pedagógicas, história para as séries finais do ensino fundamental, mídias na educação e tecnologias. Podem se inscrever professores que possuem formação específica para o magistério no nível médio (técnico ou normal) e os professores com licenciatura ou pedagogia.



São cursos de menor duração, de extensão e ou de atualização, com carga horária entre 40 e 300 horas, oferecidos pelas secretarias do Ministério da Educação em parceria com instituições de ensino superior federais e estaduais, institutos técnicos, estados e municípios.


Além disso, há mais de 4 mil vagas para especialização em 18 estados. Para esses casos, é necessário que os professores tenham se graduado em algum curso de licenciatura ou pedagogia. A recomendação é que o docente que já fez sua pré-inscrição em cursos de formação inicial não se inscreva nos cursos de formação continuada com mais de 40 horas ou de especialização. O objetivo é evitar sobreposição e sobrecarga de trabalho dos professores.


Para participar, o professor deve acessar a Plataforma Freire, cadastrar seu currículo, escolher e se inscrever em um curso de formação continuada. A secretaria estadual ou municipal de educação a que o professor pertence analisará e validará a pré-inscrição. Após esta etapa, a secretaria autoriza a participação no curso e comunica à instituição de ensino superior, que matricula o professor no curso, faz a sua formação e o certifica. A validação dessa etapa acontecerá em fevereiro de 2010. A previsão é que as aulas comecem no primeiro semestre do próximo ano.




Dos dias 1º a 18 de dezembro, as secretarias municipais e estaduais de Educação poderão rever a indicação dos desafios a serem enfrentados por suas redes de ensino e indicar os cursos de formação continuada que melhor atendam suas escolas. Os diretores das escolas foram consultados sobre as necessidades de formação do corpo docente.



Lançado em 28 de maio pelo Ministério da Educação, o Plano conta com um investimento de R$ 1,9 bilhão para formação inicial e continuada dos professores da rede pública de ensino do país até 2011.



Rafania Almeida Palavras-chave: Plano Nacional de Formação de Professores, Plataforma Freire

Ministro elogia vencedores do Prêmio Professores do Brasil

Ao encontrar os 35 vencedores do Prêmio Professores do Brasil de 2009, na quinta-feira, 3, o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou que, além do contato direto com quem transforma a escola pública, este é um momento de reconhecimento. "Reconhecimento de quem trabalha com afinco, de quem se dedica às crianças e aos jovens", disse.


Na quarta edição do Prêmio Professores do Brasil, concorreram 1.027 projetos, inscritos nos segmentos educação infantil (sete premiados), anos iniciais do ensino fundamental (oito), anos finais do ensino fundamental (dez) e ensino médio (dez). Cada professor selecionado recebeu R$ 5 mil em dinheiro, certificado e troféu. A escola na qual a experiência foi desenvolvida ganhou R$ 2 mil em equipamentos audiovisuais ou multimídia.

A formação dos professores foi um dos temas abordados por Fernando Haddad. A plataforma Freire, lançada em junho deste ano, segundo o ministro, é um passo para garantir ao professor a formação inicial e continuada, gratuita e de qualidade. Haddad afirmou que é compromisso do governo federal garantir que o fluxo de acesso dos professores à educação superior seja contínuo e que as universidades estejam sempre de portas abertas para o magistério. Haddad também disse ter expectativa de que o Senado Federal aprove, na próxima semana, a lei que modifica o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).


A mudança vai permitir a professores que hoje estão no exercício da carreira o financiamento integral da graduação. O benefício se estenderá a estudantes de licenciatura que vierem a se dedicar ao magistério. "Basta ao jovem querer ser professor. Se ele ingressar em curso de universidade comunitária ou particular, o Estado financiará o curso. Se ele atuar em escola pública, não pagará o financiamento", disse.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação desenvolvida em parceria com diversas instituições e entidades. Entre os premiados, aparecem com mais projetos professores do Paraná (cinco), Bahia e Goiás (três, cada um).

Prevenção DST/Aids

Os Ministérios da Educação e Saúde realizaram, durante esta semana, mobilização nacional para prevenção em DST/Aids nas escolas públicas de ensino médio, como parte das atividades do Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. Cerca de 10 mil professores, que receberam formação por meio do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, participaram das ações de mobilização ao refletir sobre as vulnerabilidades ao HIV/Aids com aproximadamente um milhão de alunos de escolas públicas.

Educacenso 2009

 Há, no Brasil, 52.580.452 estudantes matriculados na educação básica. Os dados são do censo escolar de 2009, já consolidado, divulgado esta semana no Diário Oficial da União. Em termos gerais, houve uma ligeira queda nas matrículas, de 1,2% em relação ao censo de 2008, o que confirma a estabilidade já apresentada há alguns anos.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Livro didático

Em uma iniciativa para combater o descarte indevido de livros didáticos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) mudou as regras de participação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). As escolas públicas federais e as secretarias de educação estaduais, municipais e do Distrito Federal devem assinar termo de adesão ao programa.

Escolas recebem kits da Provinha Brasil

O Ministério da Educação já enviou a todas as escolas da rede pública os kits da Provinha Brasil, a ser aplicada neste fim de semestre a turmas do segundo ano (alfabetização) do ensino fundamental. No conjunto, são 3,5 milhões de provas de língua portuguesa para avaliar 3,3 milhões de crianças, conforme dados do censo escolar de 2008.

Pelo cronograma da Coordenação-Geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB), a última remessa de provas foi despachada pelos Correios no dia 19 deste mês. Ela se destina a escolas estaduais e municipais do Maranhão, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Santa Catarina e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Para as redes dos demais estados, a postagem nos Correios foi feita nos dias 5, 16 e 18 deste mês.

De acordo com a coordenadora-geral do ensino fundamental da SEB, Edna Martins Borges, as escolas que ainda não receberam o kit devem procurar o material na prefeitura, nas agências ou postos dos Correios. Edna sugere aos professores das classes de alfabetização que apliquem a prova até o fim do ano para permitir a comparação da evolução dos alunos com relação ao exame do primeiro semestre. Recomenda, ainda, que façam um relatório individual sobre o desempenho das crianças para o planejamento pedagógico do professor que trabalhará com elas em 2010.

Dúvidas - Para que escolas, diretores e professores compreendam a importância e a abrangência da Provinha Brasil no contexto da alfabetização das crianças, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mantém em seu portal um questionário sobre as dúvidas mais frequentes, as duas provinhas aplicadas em 2008 e a do primeiro semestre deste ano. Podem ser encontrados, também, documentos que abordam o histórico e os objetivos do exame, a legislação, resultados e vídeos.

Declarada a anistia ao educador Paulo Freire

Em julgamento nesta quinta-feira, 26, durante o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, foi declarada a anistia do educador Paulo Freire. A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, que analisou o requerimento feito pela viúva Ana Maria Freire, em 2007, sob a ótica da perseguição política sofrida pelo educador à época da ditadura, também pediu desculpas pelos atos criminosos cometidos pelo Estado.

"Esse pedido de perdão se estende a cada brasileiro que, ainda hoje, não sabe ler sua própria língua", disse o relator do processo, Edson Pistori. Para ele, a perseguição a Paulo Freire pela ditadura se traduz no impedimento à alfabetização de milhares de cidadãos e, principalmente, à conscientização de cada um deles sobre a própria condição social.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife, em 1921, e morreu em São Paulo, em 1997. Ficou conhecido pelo empenho em ensinar os mais pobres e se tornou uma inspiração para gerações de professores. Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, a partir de suas primeiras experiências, em 1963, quando ensinou 300 cortadores de cana a ler e a escrever em 45 dias. O educador sofreu perseguição do regime militar (1964-1985), ficou preso por 70 dias e foi exilado por 16 anos, considerado traidor.

Em 1967, durante o exílio, no Chile, escreveu o primeiro livro, Educação como Prática da Liberdade. Em 1968, publicou uma de suas obras mais conhecidas, Pedagogia do Oprimido. Freire retornou ao Brasil em 1980, com a anistia que permitiu o retorno dos exilados, e foi nomeado secretário de educação da cidade de São Paulo, cargo que exerceu até 1991.

"Resolvi fazer o requerimento para resgatar a cidadania de meu marido e atestar que ele é um verdadeiro brasileiro. Assim como muitos, ele lutou por um Brasil mais bonito e mais justo", disse Ana Maria Freire. A reparação econômica concedida pela comissão de anistia à viúva de Paulo Freire será de 480 salários mínimos, não excedendo o teto estipulado de R$ 100 mil, pagos em parcela única.