Sejam Bem Vindos ao Blog do: CEIPEV, Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, que tem como meta a formação dos discente num contexto ético e moral visando construir atitudes pautadas na prática da democracia e na formação consciente através do exercício educacional da instituição.

domingo, 25 de abril de 2010

OBA

Prezados Professores representantes da OBA,











No dia 12 de abril começaremos a enviar as provas da XIII OBA para os correios. Junto com as provas seguem cartazes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, bem como a carta com explicações sobre a prova, correções, etc. Junto também irá a ficha de cadastro da sua escola impressa para a sua conferência de dados. No topo desta ficha de cadastro está o código da escola e a senha de acesso à extranet, onde poderão, se desejarem, pegar as provas e a carta circular a partir do dia 1/5/10.










Aproveitamos a ocasião para informar que estão abertas as inscrições para a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE, OMSMA, até 31 de maio de 2010.










Nela podem participar alunos 6 ao 9 ano do ensino fundamental e do ensino médio.










Mais informações pode ser obtidas no site da OBSMA.










A OBA sugere que participem.










Cordialmente,










Prof.Dr. João B.G. Canalle





Coordenador da OBA
Seminário do PNLD




Estão abertas as inscrições para o Seminário do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) voltado para as Regiões Norte e Centro-Oeste. Podem participar professores, diretores de escolas públicas e funcionários responsáveis pelos programas nos estados e municípios. As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do Ministério da Educação. Para contemplar todas as regiões, serão realizados quatro seminários.



Olimpíada



As secretarias estaduais e municipais de educação e os professores de língua portuguesa das redes públicas de ensino têm prazo até 14 de maio para aderir e fazer a inscrição na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O regulamento, objetivos, ficha de inscrição e adesão, prazos e prêmios do concurso estão disponíveis na página eletrônica da olimpíada. Mais informações pelo telefone gratuito 0800 771 9310.

Alunos terão atendimento para superar a defasagem escolar

Alunos do ensino fundamental de escolas públicas de 1.179 municípios, que estão em séries ou anos incompatíveis com a idade cronológica, terão de maio a setembro atendimento específico para superar a defasagem escolar. São 833.315 estudantes do primeiro ao quinto ano das cinco regiões do país.




A correção de fluxo escolar, segundo o coordenador-geral de tecnologias educacionais da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Raymundo Machado Ferreira Filho, será feita com o uso de tecnologias educacionais desenvolvidas pelos institutos Ayrton Senna e Alfa e Beto e pelo Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa). As tecnologias foram pré-qualificadas pelo MEC.



Antes de iniciar as atividades com os alunos, os institutos e o Geempa fizeram um diagnóstico detalhado da realidade de cada escola e organizaram a capacitação dos professores. A formação dos educadores, segundo o coordenador, está em fase de conclusão.



As atividades com os alunos será no período de maio e setembro, prazo em que os professores serão acompanhados pelas instituições executoras dos projetos. De outubro a dezembro, os institutos e o Geempa fazem a avaliação do processo de correção de fluxo escolar e a entrega dos relatórios ao Ministério da Educação.



O investimento na aplicação de tecnologias na correção do fluxo escolar é uma resposta do MEC aos pedidos formulados pelos municípios nos planos de ações articuladas (PAR), em 2007 e 2008. A prioridade no atendimento é das redes municipais com baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb), aferidos em 2005 e 2007.



Escolas rurais – Avaliadores contratados pelo Ministério da Educação examinam nos dias 22 e 23 deste mês, em Porto Alegre, as 30 tecnologias educacionais inscritas para as séries iniciais do ensino fundamental da área rural. As tecnologias são para classes multisseriadas (alunos de várias séries na mesma sala de aula). Cada tecnologia é analisada por três avaliadores, de acordo com os critérios definidos no edital.



Educação infantil – Entidades, instituições, institutos têm prazo até dia 30 deste mês para inscrever tecnologias para a educação infantil, que é o público de até cinco anos, da creche à pré-escola. As tecnologias devem ter como finalidade promover a qualidade da educação. O edital indica 13 áreas, entre elas, a formação continuada de professores, gestão de escolas, inclusão digital infantil. O Edital nº 2/2010 está disponível na página eletrônica da Secretaria de Educação Básica.



O Guia de Tecnologias Educacionais, criado em 2007, tem hoje 133 tecnologias pré-qualificadas pelo Ministério da Educação. De 2007 a 2010, o MEC lançou cinco editais.



Ionice Lorenzoni

Gestores das grandes cidades debatem ampliação do ensino

A obrigatoriedade do ensino dos quatro aos 17 anos de idade será debatida durante a 11ª reunião do Grupo de Trabalho das Grandes Cidades, que ocorrerá de 26 a 28 de abril, em Florianópolis. O evento reunirá gestores das 27 capitais e de municípios com mais de 150 mil habitantes, totalizando 174 cidades.


Atualmente, apenas a matrícula no ensino fundamental é obrigatória. Com a aprovação da Emenda Constitucional 59, que também estabelece o fim gradual da desvinculação das Receitas da União (DRU), os sistemas de ensino oferecerão vagas, obrigatoriamente, a partir da educação infantil (quatro a cinco anos) até o ensino médio (15 a 17 anos). Estados e municípios têm prazo até 2016 para implementar a medida.

Dirigentes da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação apresentarão os aspectos fundamentais da orientação aos sistemas de ensino sobre a educação básica obrigatória dos quatro aos 17 anos. Segundo a coordenadora de articulação transversal da SEB, Clélia Mara dos Santos, as cidades que participam do grupo de trabalho concentram 40% das matrículas na educação básica, principalmente nas duas primeiras etapas desse ciclo: educação infantil e ensino fundamental.


As orientações curriculares para a educação infantil, o ensino fundamental de nove anos, a educação de jovens e adultos, o programa Mais Educação, a Olimpíada de Língua Portuguesa e o Plano de Ações Articuladas (PAR) serão temas das demais palestras da reunião.

Lançamentos – Na tarde do dia 26, os participantes do evento poderão prestigiar os lançamentos de duas publicações: Interação escola-família – subsídios para práticas escolares, do MEC e Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), e A criança de seis anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos, MEC e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

quinta-feira, 15 de abril de 2010

oficina do blog

As professoras Gildete Freitas e Goretti Duarte participam da oficina do blog, nos dias 14 e 15 de abril, na Escola Jerônimo Rosado, com as orientadoras Jaritza e Socorro.