Sejam Bem Vindos ao Blog do: CEIPEV, Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, que tem como meta a formação dos discente num contexto ético e moral visando construir atitudes pautadas na prática da democracia e na formação consciente através do exercício educacional da instituição.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Qualidade da educação básica será avaliada em novembro



Entre os dias 7 e 18 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aplicará as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil. As avaliações vão aferir o conhecimento de estudantes brasileiros em matemática, com foco em resolução de problemas, e língua portuguesa, com ênfase em leitura. Portaria publicada na sexta-feira, 17, define a forma de aplicação dessas provas.


Participarão da Prova Brasil todas as escolas com 20 ou mais estudantes matriculados no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular da rede pública, localizadas nas zonas urbana e rural. As escolas com esse perfil serão identificadas na base de dados do censo escolar, que considerará as informações prestadas até o dia 14 de agosto de 2011.

Já para a amostra do Saeb serão avaliadas as escolas que tenham de dez a 19 alunos matriculados no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular público, e os estabelecimentos de ensino com dez ou mais estudantes no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular da rede privada. As escolas com dez ou mais estudantes na terceira série do ensino médio regular das redes pública e privada também participarão da amostra.

os resultados obtidos nas avaliações serão usados no cálculo das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada unidade escolar pública, município, unidade da federação e país.


Veja aqui a portaria que sistematiza o Saeb/Prova Brasil 2011 (Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc)



Dilma entrega 500 medalhas e lembra importância da educação


Durante a solenidade de entrega das medalhas de ouro da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a presidenta da República, Dilma Rousseff, ressaltou o papel da educação para o crescimento econômico e social do Brasil. Acompanhada pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, a presidenta cumprimentou mais de 500 estudantes no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.


Em seu discurso, Dilma reforçou o compromisso do governo com a educação, a erradicação da pobreza e a criação de empregos. “Acredito que nós estamos em um momento muito especial no Brasil e essa cerimônia exemplifica todo o potencial de nosso país de criar uma sociedade que dê oportunidades aos nossos jovens”, disse ela.

Para a presidenta, “todo jovem brasileiro tem que ter domínio da linguagem e compromisso com a matemática, que são pré-condições para todos os outros conhecimentos”.

Dentre os 19,6 milhões de inscritos nesta edição da Obmep, cinco estudantes se consagraram pentacampeões do concurso. Um deles é Henrique Gasparini do Nascimento, de 15 anos, medalhista de ouro desde a segunda edição da Olimpíada. Para Henrique, a chave do sucesso é dedicar-se todos os dias e sempre querer aprender. “Os professores ensinam o que vai cair nas provas e o que devemos saber para o nosso dia a dia. Quanto mais dedicação, mais conhecimento é absorvido”, garante. Leia mais

Informativo eletrônico da Secretaria de Educação Básica

Ministério da Educação - Brasília-DF

E-mail: imprensa.seb@mec.gov.br

Tel.: (55 61) 2022 8321



quarta-feira, 22 de junho de 2011

Documentação PROUNI

Clique aqui e inscreva-se! http://siteprouni.mec.gov.br/


Inscrições de 20 a 24 de junho  Inscrições    

Consulte aqui a documentação que deve ser apresentada pelo candidato na Fase de Comprovação de Informações.

Consultas

Para consultar os dados referentes a sua inscrição no Enem 2010, acesse a página do INEP no endereço eletrônico: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/

Atenção! Ao recuperar a senha do Enem 2010, o candidato recebe inicialmente uma senha provisória, ainda inválida para acesso ao Prouni. Assim, o candidato deverá acessar o Boletim individual do Enem 2010 com esta senha provisória (recuperada) no mesmo endereço eletrônico utilizado para a recuperação da senha, e criar uma nova senha. Após esse procedimento estará apto para acessar o sistema de inscrição do Prouni.

PROUNI- O Processo Seletivo para o 2° Semestre de 2011 do Prouni terá uma única etapa para inscrições, com três chamadas subsequentes.


http://siteprouni.mec.gov.br/index.html
Processo Seletivo


2° Semestre de 2011O processo seletivo 2º/2011 do Prouni terá uma única etapa de inscrição com três chamadas sucessivas.

Etapa Única de Inscrição

As inscrições estarão abertas de 20 a 24 de junho de 2011. Veja o Cronograma.

Lista de Espera

Atenção! Ao final das três chamadas, os candidatos que não foram pré-selecionados, ou que foram reprovados por não formação de turma, poderão manifestar o interesse em participar da Lista de Espera do Prouni que será utilizada pelas instituições de ensino para convocação dos candidatos para as bolsas ainda não ocupadas.

O prazo para manifestação do interesse na Lista de Espera é de 6 a 8 de agosto. Processo Seletivo


2° Semestre de 2011O processo seletivo 2º/2011 do Prouni terá uma única etapa de inscrição com três chamadas sucessivas.

Etapa Única de Inscrição

As inscrições estarão abertas de 20 a 24 de junho de 2011. Veja o Cronograma.

Lista de Espera

Atenção! Ao final das três chamadas, os candidatos que não foram pré-selecionados, ou que foram reprovados por não formação de turma, poderão manifestar o interesse em participar da Lista de Espera do Prouni que será utilizada pelas instituições de ensino para convocação dos candidatos para as bolsas ainda não ocupadas.

O prazo para manifestação do interesse na Lista de Espera é de 6 a 8 de agosto.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA ALUNOS E PROFESSORES

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC


SETOR PEDAGÓGICO – ENSINO MÉDIO


BOLETIM INFORMATIVO DO ENSINO MÉDIO 001/JUNHO – 2011

Nº 001/01

REMETENTE: Subcoordenadoria do Ensino Médio – SUEM

PARA: 12ª DIRED

DATA: 25/05/2011

ASSUNTO: CONCURSO “Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável’



DIRED - ENSINO MÉDIO INFORMA:

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

As inscrições estão abertas e os trabalhos podem ser enviados até o dia 22 de agosto de 2011.

Os trabalhos podem tratar de “questões referentes à redução das desigualdades sociais, à conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, ao aumento do bem estar, ao aprimoramento dos sistemas sociais mantidos ao longo do tempo e à adoção de novos paradigmas de desenvolvimento econômico, que levem em conta a redução a redução do impacto da ação humana sobre o meio ambiente.

TRABALHOS: Podem ser elaborados em português ou em espanhol e deverão estar voltados para o MERCOSUL. Todos os trabalhos premiados e agraciados com menção honrosa serão publicados.

PÚBLICO ALVO: Estudantes e pesquisadores nacionais ou residentes nos países membros e associados ao MERCOSUL.

REGULAMENTO: O regulamento completo está disponível no site da UNESCO

http://eventos.unesco.org.br/premiomercosul


Nº 001/02

REMETENTE: Subcoordenadoria do Ensino Médio – SUEM

PARA: 12ª DIRED

DATA: 01/06/2011

ASSUNTO: Divulgação do Premio Jovem Cientista


DIRED - ENSINO MÉDIO INFORMA:

25º PRÊMIO JOVEM CIENTISTA - INSCRIÇÃO ATÉ 31 DE AGOSTO

O Prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a Gerdau e a General Eletric do Brasil do Brasil (GE).

OBJETIVO: Promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros.

PÚBLICO ALVO: graduados no ensino superior, estudantes de ensino superior, ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO e mérito institucional.

PREMIAÇÃO: Laptops para os três primeiros colocados. Estudantes, orientadores e escolas

REGULAMENTO: Disponíveis no site: www.jovemcientista.cnpq.br


Nº 001/03

REMETENTE: Subcoordenadoria do Ensino Médio – SUEM

PARA: 12ª DIRED

DATA: 02/06/2011

ASSUNTO: CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ESPANHOL



DIRED - ENSINO MÉDIO INFORMA:


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA

COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR

SUBCOORDENADORIA DE ENSINO MÉDIO – SUEM

Curso de Atualização em Língua Espanhola - 2011

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO:

Cidade: Mossoró

Local: Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes

Carga-horária: 40 horas/aula

Período: 11 a 15 de julho de 2011

PRÉ - REQUISITOS

As inscrições serão efetivadas conforme ordem de chegada na DIRED/SUEM, com documentação completa, observados os critérios de seleção e pré-requisitos dos candidatos, a seguir:

1. Ser licenciado em Letras/Espanhol e estar exercendo a docência de Língua Espanhola no EM na rede pública estadual;

2. Ser estudante dos dois últimos períodos da graduação em Letras Português/Espanhol e estar exercendo a docência em Escola de EM da rede pública estadual;

3. Ser professor de Espanhol com outras titulações e estar exercendo a docência em Escola de EM da rede pública estadual;

4. Ser licenciado em Letras Português/Espanhol;

5. O(a) PROFESSOR(A) QUE PARTICIPOU DE CURSO SIMILAR NO ANO DE 2010 NÃO PODERÁ PARTICIPAR



INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

- Serão disponibilizados recursos para custear despesas com transporte, alimentação e hospedagem para o professor que não residir em MOSSORÓ (25 vagas) e recursos para custear despesas com alimentação para o professor que residir em Mossoró;

- O professor temporário (estagiário) poderá participar do curso desde que esteja exercendo a docência em Língua Espanhola. Este profissional deverá custear todas as suas despesas com transporte, hospedagem e alimentação;

- A inscrição deverá ser entregue, preferencialmente à DIRED juntamente com uma declaração emitida pelo (a) Diretor ou Vice diretor (a) da Escola informando que não há prejuízo pedagógico durante a ausência do (a) professor (a) para participar do curso;

- Nenhuma inscrição será recebida e/ou efetivada se faltar algum documento;

-Nenhuma inscrição será recebida e/ou efetivada com Ficha de Inscrição e/ou Declaração da Escola sem ser com a assinatura do (a) próprio (a) candidato (a) e/ou do(a) próprio(a) Diretor(a);

- O prazo para recebimento na SUEM das inscrições e documentação será dia 15 de junho, até as 16 horas.

- Os casos omissos nas informações supracitadas serão resolvidos na SUEM.

- Informações adicionais entrar em contato com Rômulo Augusto (telefone 3232-1496) ou pelo email ugem@rn.gov.br, e/ou Goretti Silva (3315 5671).



Nº 001/04

REMETENTE: Subcoordenadoria do Ensino Médio – SUEM

PARA: 12ª DIRED

DATA: 06/06/2011

ASSUNTO: QUADRO INFORMATIVO EMI



DIRED - ENSINO MÉDIO INFORMA:

Obs. Já enviado pelas escolas de ENSINO MÉDIO INOVADOR



Nº 001/05

REMETENTE: Subcoordenadoria do Ensino Médio – SUEM

PARA: 12ª DIRED

DATA: 09/06/2011

ASSUNTO: PARA PROFESSOR DE FÍSICA



DIRED - ENSINO MÉDIO INFORMA: PARA PROFESSORES DE FÍSICA



Encontram-se abertas as inscrições para a seleção de professores de FÍSICA DO ENSINO MÉDIO para participarem da Escola de FÍSICA NO CERN – GENEBRA.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 4 a 9 de setembro de 2011.

O edital, orientações e o formulário de inscrições podem ser acessados através do endereço:

WWW.sbfisica.org.br/ensino/escoladefisicaCERN



ATENÇÃO! Gestores e Coordenadores Pedagógicos divulguem na sua escola.

Mossoró, 10/062

Inscrições para o Sisu já começou


 http://sisualuno.mec.gov.br/img/logo_sisu.png

Inscrições para o Sisu começam hoje com 26 mil vagas disponíveis. Vocês têm até domingo para se inscreverem em instituições públicas de ensino superior com a nota do Enem.

Acesse aqui!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Estudantes de escolas públicas se destacam em matemática

Apaixonados por matemática e colecionadores de medalhas de ouro desde o ensino fundamental, Maria Clara, Henrique e André, estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte e Pirajuba (MG) e de Brasília, vão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, em Amsterdã, Holanda, de 16 a 24 de julho. Esses estudantes ganharam medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em 2010.

Completam a equipe brasileira na competição três estudantes de escolas particulares, medalhistas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) — Deborah Barbosa Alves, de São Paulo; Gustavo Lisboa Empinotti, de Florianópolis, e João Lucas Camelo Sá, de Fortaleza. Na olimpíada internacional, cada país pode enviar seis alunos do ensino médio. Estudantes de aproximadamente 100 nações participam da olimpíada.

Maria Clara Mendes Silva, 16 anos, cursa a terceira série do ensino médio noturno na Escola Estadual Coronel Oscar Castro, em Pirajuba, no Triângulo Mineiro. Ela espera representar bem o país em Amsterdã e trazer medalha. A estudante participa de competições desde o quinto ano do ensino fundamental e tem na matemática seu tema de interesse. Entre suas conquistas estão seis medalhas de ouro na Obmep; duas de ouro, uma de prata e uma de bronze na OBM. Maria Clara também já escolheu a matemática como o curso de graduação que pretende fazer.

Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento, 15 anos, e André Macieira Braga Costa, 16, também são alunos de escolas públicas e cursam o segundo ano do ensino médio. Henrique, no Colégio Militar de Brasília; André, no Colégio Militar de Belo Horizonte. O estudante brasiliense participa da Obmep desde 2005 e já conquistou seis medalhas de ouro. Na OBM, foi medalha de prata em 2010. Quando concluir o ensino médio, pretende cursar engenharia. André vai optar por engenharia ou física.

Talento — Para o coordenador do Programa Especial para Competições Internacionais da Obmep, Paulo Rodrigues, o fato de o Brasil ter 50% de seus representantes na Olimpíada Internacional de Matemática oriundos de escolas públicas é uma vitória. Ele ressalta que em escolas particulares, especialmente do Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro, há programas especiais de preparação dos alunos para a OBM, o que não ocorre na rede pública. “Os que se destacam nas escolas públicas são alunos muito talentosos”, afirma. Leia mais.

Informativo eletrônico da Secretaria de Educação Básica

Ministério da Educação - Brasília-DF

E-mail: imprensa.seb@mec.gov.br

Tel.: (55 61) 2022 8321

ATENÇÃO PROFESSORES - PLATAFORMA FREIRE - CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

O Ministério da Educação prorrogou o prazo para inscrição nos cursos de formação continuada (2°/2011). Agora o novo prazo final para indicação dos professores pelas escolas para cursos de extensão e aperfeiçoamento na Plataforma Freire é 10/06/2011. Assim, as escolas poderão continuar a indicar professores para estes cursos até 23:59 desta sexta-feira. Os professores, por sua vez, terão até domingo, dia 12/06/2011, para confirmar ou não a indicação feita pelo diretor de sua escola.


Informamos também que o período de inscrição para os cursos de especialização mudou para 13/06/2011 até 19/06/2011. Reafirmamos também que os professores indicados pela escola para cursos de aperfeiçoamento ou de extensão não poderão se pré-inscrever em cursos de especialização, mesmo que não confirmem interesse em realizar o curso de extensão e aperfeiçoamento para o qual foi indicado.

Reforçamos o pedido para que o diretor de escola não confirmado como tal na Plataforma Freire entre em contato com a Secretaria da Educação para cobrar providência s. Somente depois da confirmação dos diretores das escolas pelos Secretários de Educação é que estes poderão realizar a indicação dos professores para os cursos de extensão e aperfeiçoamento.

Portanto, o novo cronograma para inscrição nos cursos ofertados via Plataforma Freire é:

1. Para cursos de aperfeiçoamento ou de extensão:

Desde 11/05/2011: Secretarias de Educação devem acessar a Plataforma Freire (perfil Secretário de Educação) para confirmar ou alterar, na lista que se encontra no sistema, o nome dos diretores das escolas da sua rede de ensino. Essa confirmação / alteração é condição indispensável para a etapa seguinte;

Entre 16/05/2011 e 10/06/2011: Após terem seus nomes confirmados na Plataforma Freire pelas Secretarias de Educação, as escolas, por meio dos seus diretores, deverão acessar a Plataforma Freire (perfil escola) e indicar professores da sua unidade para cursos de extensão e aperfeiçoamento. Cada professor somente poderá ser indicado para um curso e as indicações devem levar em conta as necessidades da escola;

Entre 23/05/2011 e 12/06/2011: Professores devem acessar a Plataforma Freire (perfil professor) para confirmar seu interesse em realizar o curso para o qual foram indicados pelos diretores das escolas. Indicações que não forem confirmadas pelos professores não terão seguimento para a etapa seguinte;

Entre 20/06/2011 e 30/06/2011: Secretarias de Educação devem acessar a Plataforma Freire para validar ou indeferir as indicações dos professores para os cursos de extensão e aperfeiçoamento. Essa etapa também é indispensável para a finalização do procedimento de inscrição;

3. Para cursos de especialização:

Entre 13/06/2011 e 19/06/2011: Pré-inscrição dos professores nos cursos de especialização.

Entre 20/06/2011 e 30/06/2011: Validação das pré-inscr ições dos professores nos cursos de especialização por parte das Secretarias de Educação. Essa etapa é indispensável para a finalização do procedimento de inscrição.

4. Também voltamos a reafirmar as seguintes regras:

a) Considerando que o público-alvo das ações de formação continuada do Ministério da Educação são aqueles professores que estão em sala de aula, somente poderão ter seus nomes in dicados ou pré-inscritos aqueles professores que tenham sido registrados como professores em exercício no Censo Escolar 2009 ou no Censo Escolar 2010. Aqueles professores que estavam, por qualquer razão, afastados da sala de aula nas datas de referência do Censo Escolar desses anos deverão aguardar nova oportunidade para acessar aos cursos da Plataforma Freire.

b) Professor que já tenha se pré-inscrito em curso de formação inicial não poderá ter seu nome indicado para cursos de aperfeiçoamento e e xtensão e não poderá se pré-inscrever em curso de especialização;

c) O diretor de escola poderá, enquanto o professor não confirmar o interesse em participar no curso para qual for indicado, cancelar e refazer indicações para os professores de sua escola.

d) Professor que tenha sido indicado pela escola para cursos de aperfeiçoamento ou de extensão não poderá se pré-inscrever em cursos de especialização, mesmo que não confirme interesse em realizar o curso de extensão e aperfeiçoamento para o qual foi indicado.

e) O sistema Plataforma Freire não limitará o número de validação de indicações de professores (cursos de aperfeiçoamento e extensão) ou o número de validação de pré-inscrições (cursos de especialização). Contudo, solicita-se que a validação leve em consideração a capacidade da Secretaria de Educação em apoiar ao professor que realizará cursos de formação continuada. Assim, professores que tiverem seus nomes validados pelas Secretarias de Educação devem ter asseguradas condições de realizar
o curso. Essa medida visa evitar posteriores desistências dos cursos.

5. Por fim, informa-se que a adesão dos Estados, Distrito Federal e Municípios aos programas Pró-Letramento e Gestar II deve ser realizada, oportunamente, por meio do Plano de Ações Articuladas. Esta Secretaria de Educação Básica conta com a parceria das Secretarias de Educação para a promoção das políticas de formação continuada de professores e fica à disposição para esclarecimentos adicionais.

6. Dúvidas poderão ser encaminhadas por meio do telefone 0800 616161, opção 7, ou por meio do “Fale Conosco” no site http://freire.mec.gov.br/index-static.
Brasília, 06 de junho de 2011.

Secretaria de Educação Básica - MEC