Sejam Bem Vindos ao Blog do: CEIPEV, Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, que tem como meta a formação dos discente num contexto ético e moral visando construir atitudes pautadas na prática da democracia e na formação consciente através do exercício educacional da instituição.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

BREVE HISTÓRICO DO CEIPEV

BREVE HISTÓRICO DO C. E. I . “PROF. ELISEU VIANA”






O CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA “PROF. ELISEU VIANA”, foi criado pelo decreto de Nº 5.972 e foi solenemente inaugurado no dia 15/10/1972, pelo então Governador do Estado Dr. CORTEZ PEREIRA o Secretário de Educação, Dr. DALTON MELO DE ANDRADE, passando a funcionar normalmente, no ano letivo de 1973.

Seleção dos Professores para a Experiência do 2º grau.

No dia 05 de fevereiro foi realizada a seleção dos professores, conforme relação abaixo:

Nº PROFESSOR DISCIPLINA

01 Maria do Socorro Costa Português

02 Sônia Maria Ribeiro Vitorino Português

03 Luzia Rosado Batista Barra Português

04 Raimundo Nonato Nóbrega Matemática

05 Carlos Ferreira de Azevedo Matemática

06 Sebastião Alves dos Santos Matemática

07 José Nildo Fernandes de Sá Matemática

08 Janice Lopes Inglês

09 Dayse Maria M. Fernandes Inglês

10 Luiz Carlos Mendonça Inglês

11 Abigail Moura Rodrigues Biologia

12 Maria Valdeci de Morais Biologia

13 Maria Ivete Firmo Biologia

14 José Fernandes Pedroza Física/Química

15 Francisco Bezerra Neto Física /Química

16 Francisco Marques da Silva Física/Química

17 Albetiza Leite de S. Melo História

18 Zélia de Medeiros Jácome Paula História

19 Antonio da Graça Machado Cívica

20 Helenita de Castro Carlos Cívica

21 Gilson Bezerra Correia Geografia

22 Maria de Lourdes Targino e Sá Geografia

23 Iolanda Gurgel Bezerra Geografia

24 Gino Luiz Morelli Educ. Física

25 Deodete Lima de Oliveira Educ. Física

26 Maria das Graças Lima de Freitas Educ. Física

27 Lúcia de Fátima Souza Educ. Física

TREINAMENTO DE PROFESSORES PARA O 2º GRAU.

Teve início no dia 05 de fevereiro de 1973, um treinamento para os professores que iriam atuar na Experiência de 2º grau. O referido treinamento teve a duração de 150 horas e contou com a participação integral de todo corpo docente relacionado.

SELEÇÃO DE OP E OE.

Em data de fevereiro, foram, também, designadas as orientadoras educacionais: Ieginete Bezerra Soares, Maria da Conceição de Freitas Rêgo e Maria do Socorro Costa.



PROFESSORES DO 1º GRAU



A Direção do C. E. I.”PROF. ELISEU VIANA” em contatos com A Diretora do 1º grau, achou por bem aproveitar os professores que trabalharam em 1972 na dita experiência, cujo funcionamento ocorreu no grupo Escolar Dix-Sept Rosado.

Os aludidos professores são:

• Maria do Socorro Fernandes Vieira

• Edna de Medeiros Lopes

• Maria Tiburcio Dantas

• Maria de Fátima Gurgel de Oliveira

• Antonia Mendes Moreno

• Ana Maria Gurgel de Oliveira

• Margarida Maria de Moura Soares

• Maura Ester Fernandes

• Maria Carvalho da Silva

• Maria das Graças Barbosa

• Antonia Alves da Silva

• Judith Bezerra de Albuquerque

• Maria Edmar Fernandes Mariano

• Maria de Lourdes Targino de Sá

• Martinete da Costa Cruz

• Terezinha Nogueira de Holanda

• Maria da Conceição de Freitas

• Zilmar Fernandes Costa

• Terezinha de Souza

• Maria das Graças Araújo

• Elcione Rodrigues Bezerra

• Maria da Penha Gondim Trindade

• Alzenita Goretti Fernandes

• Fátima Maria Gurgel

• Maria Zaliu de Castro Medeiros

• Antonia Evanete Rosado de Almeida

• Gilvanete Correia Bezerra

Além dos professores abaixo, que foram selecionados pela equipe do CEPE. Para Artes Praticas:

• Maria Francinete de Moura

• Adauto José de Carvalho Filho

• Jeci Bulhões de Medeiros

• Luiz Manoel de Freitas

• Alcir Santos de Lima

• Elma Maria Soares de Medeiros é:

• Maria Ivete Carlos Costa – O.E

• Hélio Carlos de Castro - E.F



SELEÇÃO DO PESSOAL DE APOIO

No dia 23 de fevereiro foi feita a seleção do pessoal de apoio indicado para servir neste centro. Dos 129 candidatos apresentados foram selecionados os seguintes:

• Maria José Rebouças Pereira – Secretaria Geral

• Antonia Maria de Freitas - Auxiliar de Secretária

• Antonio Francisco de Sousa - Eletricista.

• Francisco de Assis Freire - Jardineiro

• Francisca das Chagas Regis - Servente

• Francisco Guerra Fernandes - Datilógrafo

• Francisca Helena Saldanha - Datilógrafo

• Francisco Tenório de Sousa - Servente

• Hildete Martins de Lucena - Servente

• Helena Neri de Almeida - Servente

• Isaura Maria da Silva - Secretária do 2º grau

• José Adelino de Souza - Vigia

• José Maria de Melo - Mecanografista

• João Geraldo de Sousa - Vigia

• Lúcia de Fátima Pereira - escrevente

• Maria Augusta Costa - Servente

• Maria da Conceição Filgueira - Bibliotecária

• Maria da Conceição Silva - Datilógrafia

• Maria Dione Duarte Alves - Servente

• Maria Dalva Marques de Oliveira - Servente

• Maria Ferreira da Cunha - Servente

• Maria Ivonete de Freitas - Servente

• Maria do Socorro Pereira - Atendente

• Maria Sônia de Medeiros - Atendente

• Maria Zilda Rosado - Servente

• Ozelíta Pereira da Silva - Merendeira

• Raimunda da Freitas Costa - Servente

• Raimunda Soares do Couto - Servente

• Rita Iris Evangelista Oliveira - Servente

• Vera Lúcia Paulista - Servente



ENTREGA DO PRÉDIO

No dia 23 de fevereiro 1973 a Diretora Geral, Maria do Socorro de Medeiros, recebeu das mãos do Engenheiro da SEEC, no gabinete do Exmº Senhor Secretário de Educação e Cultura, as chaves do prédio.



1ª VISITA DA EQUIPE ADMINISTRATIVA

No dia 24 de fevereiro toda a equipe administrativa do 1º e 2º graus realizar a primeira visita oficial a Escola, oportunidade em que se fez a divisão de salas de trabalho, bem como das salas de aula.



INICIO DO ANO LETIVO

Conforme determinação do Centro de Estudos é Pesquisas Educacionais – CEPE, no dia oito de março teve início o primeiro período letivo do ano de 1973

Pela manhã, às 7:00 horas, a Diretora do 1º grau, ZILDA MARIA CABRAL FREIRE recebeu os alunos matriculados nas diversas séries do curso em apreço. Formou as classes e distribuiu os Professores por turmas.

A tarde, precisamente as 13:00 horas, MARIA DO SOCORRO DE FREITAS RÊGO, fazia o mesmo com os alunos e professores do 2º grau.

A Diretora geral, Maria do Socorro de Medeiros dava o seu primeiro expediente oficial. Nesta oportunidade recebia os professores para oficializar a sua contratação mediante a apresentação dos documentos exigidos.

As 19:00 horas do dia 08 de março a Escola recebia os alunos do Anexo II do Centro Educacional “Jerônimo Rosado”. Este turno funcionaria sob a coordenação do Professor José Azevedo de Araújo e liga-se diretamente ao Centro supra citado.



PRIMEIRAS VISITAS

01. Dr. Genivan Josué Batista – Diretor Geral do C. E. I. Rosado.

02. Professora Inalda Cabral – Chefe do II NUREPS.

03. Professora Maria Natália Bezerrada Costa – Diretora da Escola Normal de Mossoró.

04. Luzia Costa – da Assessoria de IIº grau – CEPE.

05. Dr. Anchieta Fernandes .

06. Professora Isaura Amélia de Sousa Rosado – Diretora do anexo II do C.E.I.R.

07. Prof. Raimundo Vieira de Souza - Diretor do Anexo II do C.E.I.R.

08. Prof. Sebastião Cunha – da Assessoria de Educ. Física.

09. Prof. Bosco e Ageu do Colégio Polivalente – Natal.

10. Erlie da Distribuidora Disbral.



Esta Escola destinava a implantação das Reformas do 1º e 2º graus. Sendo que em 1973 teve início a implantação da Reforma de 2º grau com a criação do 1º ano Unificado cuja matricula atingiu um total de 474 alunos e iniciou-se no turno Vespertino o 2º grau no dia 08/03/1973 com 15 turmas de (Unificado) A a P e no 1º grau (com 433 alunos) de 1ª à 6ª Séries com uma equipe de Professores selecionados, iniciava-se a trajetória educativa do Eliseu Viana.

O turno Noturno começou funcionar em 1974 com 09 turno de CIENTÍFICOS (A a I) e 05 turmas de UNIFICADOS (A a E).

O CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA “PROF. ELISEU VIANA” já nasceu grande em todos os sentidos.

Esta escola atendia a todos os requisitos de Escola Modelo, oferecendo um ensino com alto padrão de qualidade; o 1º grau constava do Pré-Escolar até a 8ª Série e durante os anos de 1973 até 1989 todas as matrículas feitas eram com os alunos dentro de faixa etária, o que facilitava muito a aprendizagem das crianças, e dos adolescentes.

O ensino do 1] Grau na parte da formação profissional a escola disponha de três grandes e modernos laboratórios todos aparelhados com o que existia de mais moderno na época para atender as: TÉCNICAS COMÉRCIAIS, ARTES INDUSTRIAIS, TÉCNICAS AGRÍCOLAS, EDUCAÇÃO PARA O LAR.

No 2º Grau o ensino Profissional alcançou todos os objetivos de que a Escola visava alcançar, que era suprir a carência de técnicos do Ensino Médio, em nossa região, e assim sendo, as oportunidades no mercado de trabalho eram boas, uma vez que todas Empresas, Escolas, Comércio, necessitavam de elementos especializados dentro do seu quadro de pessoal.

O colégio contava com os seguintes cursos profissionalizantes: “ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO, AUXILIAR DE ESCRITÓRIO, AUXILIAR DE ENFERMAGEM (1988 passa a Técnico), SECRETARIADO EXECUTIVO, TÉCNICO DE SECRETARIADO ESCOLAR, TÉCNICO DE CONTABILIDADE, TÉCNICO DE AGRO-PECUÁRIA. (Esse curso funcionava em regime de intercomplementaridade com a Escola Técnica de Jundiaí e posteriormente com a Escola de Agricultura de Mossoró,(ESAM)

Para se ter uma idéia da importância desses cursos no ano de 1975, quando a Escola realizou a 1ª Coleção de Grau à nível Profissionalizante em 1976, 80% desses técnicos estavam empregados e 20% preferiram ingressar nos diversos da Universidade.

A organização administrativa, didática e disciplinar deste Estabelecimento de Ensino sempre esteve regulado no Regimento da Escola, a ser aprovado pelo órgão próprio do sistema com observância de normas fixadas pelo respectivo Conselho de Educação.

Os Currículos do ensino de 1º e 2º graus sempre tiveram um núcleo comum, obrigatório, e uma parte diversificada para atender, conforme às necessidades e possibilidades concretas, às peculiaridades locais, aos planos dos estabelecimentos e as diferenças individuais dos alunos.

Contamos durante muito tempo com o Centro Cívico “ABEL FREIRE COELHO”, cuja Diretoria era eleita pelos alunos da Escola em pleito direto dentro dos padrões democráticos. Mais tarde o mesmo foi substituído pelo Grêmio Estudantil, que também desenvolveu através dos seus alunos eleitos um bom trabalho com assessoria direta das Direções e Equipe Técnicas (das varias gestões).

Em 1988(15 anos da Escola) festa planejada não realizada por motivo de grande greve.

Eis a realidade da Escola na época.

1º Grau – (turno matutino)

Turmas:

01 – pré-escolar

02 – 1ªs séries

02 – 2ªs séries

02 – 3ªs séries

02 – 4ªs séries

03 – 5ªs séries

03 – 6ªs séries

02 – 7ªs séries

02 – 8ªs séries



2º Grau – Vespertino

Unificados (10 turmas)

De A a J



2ºs anos:

Turmas:

01 – Técnico de Agropecuária

02 – Técnico de Contabilidade

02 – Técnico de Secretariado Escolar.



3ºs anos:

Turmas:

01 – Auxiliar de Escritório

01 – Técnico de Contabilidade

01 – Técnico de Secretariado Escolar

01 – Técnico de Agropecuária.



2º Grau – Noturno

Unificados (09 turmas)

De A a I



2ºs anos:

Turmas -

01 – Técnico de Enfermagem

02 – Técnico de Contabilidade.

02 – Técnico de Secretariado Escolar.



3ºs anos:

Turmas:

01 – Auxiliar de Escritório

01 – Assistente de Administração

02 – Técnico de Contabilidade

02 – Técnico de Secretariado Escolar.



Em 1989 a Escola com base na Lei 7044/82 que desobrigava o funcionamento dos Cursos Profissionalizantes passamos a trabalhar o Básico eliminando o famoso Unificado, e alguns cursos deixaram de ser oferecidos.

Eis o que a Escola ofereceu:

1º Grau – (Matutino)

Turmas:

01 – pré-escolar

02 – 1ªs séries

02 – 2ªs séries

02 – 3ªs séries

02 – 4ªs séries

02 – 5ªs séries

02 – 6ªs séries

02 – 7ªs séries

02 – 8ªs séries

1º GRAU – VESPERTINO

TURMAS:

01 – 5ªs séries

01 – 6ªs séries

01 – 7ªs séries

01 – 8ªs séries



2º Grau 1ºs ANOS

Turmas:

03 – Técnico de Secretariado Escolar.

02 – Técnico de Contabilidade

 Básicos – 03 turmas



2º Grau - 2ºs ANOS

Turmas:

03 - Técnico de Secretariado Escolar.

02 – Técnico de Contabilidade



2º Grau - 3ºs ANOS

Turmas:

01 - Técnico de Agropecuária.

01 – Técnico de Secretariado Escolar

01 – Técnico de Contabilidade



NOTURNO – 2º GRAU

1ºS ANOS:

Turmas:

02 – Básicos

01 – Técnico de Enfermagem.

03 – Técnico de Contabilidade

04 – Técnico de Secretariado Escolar.



2ºS ANOS:

Turmas:

02 - Técnico de Contabilidade

02 – Técnico de Secretariado Escolar.

01 – Técnico de Enfermagem.



3ºS ANOS:

Turmas:

02 - Técnico de Contabilidade

01 – Técnico de Secretariado Escolar.

01 – Técnico de Enfermagem.





Em 1998 (Ano dos 25 anos da Escola) houve grandes festejos alusivos à data.

Escola ofereceu o seguinte:

Matutino

Turmas:

1º Grau – 03 – 5ªs

04 – 6ªs séries

05 – 7ªs séries

05 – 8ªs séries



2º GRAU 03 – 1ºs anos (nível médio)



Vespertino

05 – 1ºs anos (nível médio)

2ºs anos:

Turmas:

04 – Técnicos de Contabilidade.

03- 2ºs anos (nível médio)

02– Técnico de Secretariado Escolar



3ºs anos:

Turmas:

02– 3ºs anos (nível médio)

03- Técnico de Contabilidade

01- Técnico de Secretariado Escolar



NOTURNO

03- 1ºS anos (nível médio)

04- 2ºs anos (nível médio)

01-3º ano (nível médio)

Em 2003 (ano dos 30 anos da Escola), houve inúmeros eventos e a data comemorada em grande estilo.

Na época a Escola ofereceu o seguinte:

Turmas:

Matutino:

1º Grau – 01 – 5ª série

02 – 6ªs séries

02 – 7ªs séries

05 – 8ªs séries



2º grau

Turmas:

03-1ºs anos

04-2ºs anos

03-3ºs anos

Vespertino

Turmas:

05-1ºs anos

08-2ºs anos

07-3ºs anos

Noturno:

Turmas:

03-1ºs anos

04-2ºs anos

04-3ºs anos



O CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA “PROF. ELISEU VIANA”, nunca perdeu totalmente o seu padrão de “Escola Modelo” sempre se destacou:

 No âmbito pedagógico os projetos foram um grande destaque em todas as gestões.

 Eles foram desenvolvidos utilizando sempre uma metodologia contextualizada e interdisciplinar, fortalecendo a dinâmica curricular e tornando a Escola efetivamente viva e prazerosa, através de melhoria da qualidade do ensino, da reversão dos índices de evasão e repetência e da mudança de concepção de uma nova forma avaliativa.

 Os pais dos alunos sempre foram envolvidos em todos os projetos, numa ação integrada com direção x equipe técnica x professores;

 Pelos ousados eventos cívicos – sócio-culturais (desfiles cívicos, gincanas, maratonas, torneios esportivos, teatros, grupos de danças, oficinas culturais,feiras de ciências, semanas do estudante, concursos literários, jornais escritos e falados, rádios escolar, seminários de atualizações pedagógicas etc.).

Tudo isso apresentado desde sua fundação até hoje, sempre recebendo “apoios” e “aplausos” da comunidade a qual sempre serviu em seus 35 anos da caminhada educacional.

Houve erros temos certeza mas a vontade de acertar, e servir bem em todos os sentidos, sempre elevou o nome dessa Instituição Educacional, sempre tivemos em nossos quadros os melhores “mestres”.

A Secretaria da nossa Escola sempre foi modelo. E sempre contamos com excelentes funcionários.

As Equipes Técnicas sempre marcaram presenças pelo excelente nível de trabalho executado.

Todos os demais funcionários sempre desenvolveram com competência e responsabilidade suas funções.

Todos os Diretores e Vices que por aqui passaram, com suas equipes de trabalho, honraram os seus cargos desenvolvendo um trabalho honesto, e de alto nível administrativo, inclusive a atual administração.

GALERIA DOS EX-DIRETORES – (1963 – 2007)

DIRETORA GERAL

1. MARIA DO SOCORRO MEDEIROS.

DIRETORA DO 1º GRAU

2. ZILDA MARIA CABRAL FREIRE

3. VICE0ALZENITA GORETTI FERNANDES VIEIRA



DIRETORA DO 2º GRAU

4. MARIA DO SOCORRO DE FREITAS RÊGO

5. VICE-MARIA DA CONCEIÇÃO DE FREITAS RÊGO



DIRETORA

2 MARIA DO SOCORRO DE REITAS RÊGO

. VICE-MARIA DA CONCEIÇÃO DE FREITAS RÊGO

. AURORA ESCOSSEZA C. DE AZEVEDO



3. ADALZIRENE NUNES DE CARVALHO LOPES

. MARIA DAS DORES BULARMARQUE DE LIMA

. VICE-ANTONIA PAIVA DUARTE



4. JACY GURGEL FERNANDES

. VICE- ANTONIA PAIVA DUARTE



5.LUZIA ROSADO BATISTA BARRA

. VICE-MARIA BEÔNIA CAMARA DE ALMEIDA

. MARIA GORETTI LUCENA BARRETO



6.IVETE ANSELMO DE AMORIM

. VICE-LUZIA ROSADO BATISTA BARRA



7.MARIA BEÔNIA CAMARA DE ALMEIDA

. VICE-MARIA DO LIVRAMENTO DO NASCIMENTO



8.MARIA DO SOCORRO FERREIRA DE SOUZA

. VICE-DARCIRENE JÁCOME DE OLIVEIRA



9.JOSÉ MARIA DA SILVA

. VICE-MARIA DO SOCORRO DIAS



10.ANTONIA MARIA FERNANDES QUEIROZ FREITAS

. VICE-GEOVÂNIA MARIA GABRIEL RÊGO



11.MARIA LÚCIA DE FÁTIMA LEÃO DE MEDEIROS

. VICE-JOSELINE BEZERRA SOARES

. MARIA ADILENE DE SOUZA

. KALIANE SOARES DE ALMEIDA



12.ODAIVO SOARES DE ALMEIDA

VICE-GENIVALDO GALDINO DA SILVA



Atualmente:

( Desde 28/12/07 até a presente data).

13. EVÂNIA GURGEL DE LIMA

. VICE- ANTONIA IVETE CARLOS DE FREITAS

Hoje contamos com 117 funcionários, 1547 alunos distribuídos num total de 41 turmas:

MATUTINO

1º GRAU – TURMAS

01 – 6º ANO

01 - FLUXO I

01 – FLUXO II

01 – 7º ANO

01 – 8º ANO

03– 9º ANOS



2º GRAU – TURMAS

06– 1ºS ANOS

04- 2ºS ANOS

03- 3ºS ANOS



VESPERTINO

2ºS ANOS – TURMAS

09– 1ºS ANOS

04- 2ºS ANOS

03- 3ºS ANOS



NOTURNO

2ºS ANOS – TURMAS

01– 1ºS ANOS

01- 2ºS ANOS

02- 3ºS ANOS



A Escola está preparando uma vasta programação para comemoração dos seus 35 anos de eficaz trabalho educativo.



LUZIA ROSADO BATISTA BARRA

Professora fundadora da Escola
Dados coletados no Ano de 2008 - alusivo aos 35 anos da escola

Um comentário:

  1. Antonio Pedro da Costa24 de junho de 2010 às 06:28

    Fui aluno do CEIPEV de 1976 a 1978, Curso Técnico em Contabilidade, Vespertino. Guardo profundo carinho por essa Escola e, de forma muito particular pela minha Diretora, Professora Socorro Rego, de quem sou grato pelo apoio que me dispensou.
    Um abraço a todos os que fazem essa querida Casa de Educação.

    ResponderExcluir

Comentários, críticas e sugestões!