Sejam Bem Vindos ao Blog do: CEIPEV, Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, que tem como meta a formação dos discente num contexto ético e moral visando construir atitudes pautadas na prática da democracia e na formação consciente através do exercício educacional da instituição.

domingo, 4 de outubro de 2009

Entrevista com a direção do CEIPEV - Programa Vanguarda Cultural

PROGRAMA VANGUARDA CULTURAL




ENTREVISTA COM: EVÂNIA GURGEL

1- Como e quando surgiu o Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana?



R) Inaugurado no dia 10 de outubro de 1972, o Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) tinha no seu início a nobre função de preparar os jovens para o mercado de trabalho, mediante a realização de cursos profissionalizantes. Eram oferecidos à comunidade cursos de enfermagem, contabilidade, secretariado escolar, agropecuária e administração. Desses cursos saíram vários profissionais que hoje são pessoas bem-sucedidas dentro e fora de Mossoró.



2- Como funciona o Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, no tocante a horários, as disciplinas aplicadas e ao número de alunos ora matriculados e qual a faixa etária dos alunos?



R) Bom, a nossa escola funciona nos três turnos: Matutino, Vespertino e Noturno. Sendo que, no Matutino: 7 h às 11h20min.; Vespertino: 13h às 17h20min. e Noturno: 19h às 22h. Relativo às disciplinas aplicadas são da Educação Básica de acordo com a grade curricular estabelecida pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura- SEEC / RN e dos Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs, de modo que funciona o Ensino Fundamental- séries finais (6° ao 9° ano), com as seguintes disciplinas: Língua Potuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte, Ensino Religioso, Educação Física, Língua Estrangeira, Cultura do RN e Ensino Médio (1ª a 3ª Séries), com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Artes, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Economia do RN e Cultura do RN. Sendo que no Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) o n° de alunos matriculados são 196 e no Ensino Médio: 1.149, totalizando 1.345 alunos neste ano de 2009. Dentro de uma faixa etária média entre 11 à 25 anos.



3-Qual o N° de professores que compõem o quadro docente da Escola Eliseu Viana e qual o seu perfil?



R) Temos um total de 50 professores, todos graduados com Ensino Superior, alguns com Especialização, outros com Mestrado e outros até em fase conclusiva do doutorado. Então o perfil dos nossos professores realmente é de que são experientes no exercício profissional e que continuam buscando capacitar-se em cursos que são gradativamente oferecidos.



4) Qual o perfil do aluno do colégio?



R) O perfil dos nossos alunos é bastante diversificado, pois temos alunos de vários bairros da nossa cidade, inclusive da zona rural. Diante disso, a clientela é abrangente e por sua vez a diversidade de comportamento e de níveis de aprendizado.



5) Após a mudança no sistema de escolha para diretor da escola através da eleição direta com a participação de todos os segmentos: pais, alunos, professores e funcionários, qual a mudança que ocorreu na escola mediante esse processo?



R) Com certeza a escola cresceu em todos os ângulos, pois antes as decisões eram tomadas sem a participação do todo. Agora, quando a direção é escolhida pela comunidade escolar, as decisões passam a ser tomada de forma participativa e há um maior comprometimento do grupo, uma vez que o Conselho Escolar tem a função de fiscalizar, dar idéias e opiniões ao gestor. Agora, infelizmente ainda estamos engatinhando na busca do processo democrático, pois infelizmente nem todos querem se envolver, nem se comprometer, pois o individualismo ainda prevalece, e quando se fala na visão de conjunto, de engajamento, envolvimento, muitos se esquivam e isso emperra no processo educativo. Uma vez que a mudança e a transformação só vêm de forma rápida quando todos querem o negócio caminha rapidamente, agora quando apenas um pequeno grupo se envolve passamos a caminhar lentamente e o desgaste sobrecarrega essa minoria e mediante os entraves muitos desistem. Por isso, que temos que ser persistente e perseverar na busca dos nossos objetivos e continuar na busca da democratização, no entanto isso leva tempo e é um processo contínuo.



6- Quais as metas prioritárias do Eliseu Viana com relação ao aproveitamento do aluno na área da aprendizagem para a cultura?



R) Desde que iniciamos a nossa gestão que temos investido com relação ao incentivo cultural no ano passado comemoramos os 35 anos da nossa escola e realizamos uma Gincana cultural de aniversário, nesse evento comemorativo foi realizada uma Gincana, onde podemos perceber a potencialidade dos nossos alunos. A equipe Pedagógica e os docentes se empenharam, na elaboração de tarefas que pode abranger todas as áreas, trabalhando os conteúdos de forma interdisciplinar, e além do lado social, desenvolvendo o espírito de solidariedade com as doações para várias instituições: como Lar da Criança com Câncer, doações para Lar do idoso, doações de sangue para o Hemocentro. E o mais importante, o desenvolvimento do trabalho em equipe dos nossos alunos, onde se solidificou a amizade, a integração, o companheirismo. Tudo foi muito bonito de se ver que os nossos alunos têm um potencial que vai além das nossas expectativas. Além das apresentações de palco, resgate cultural, vários artistas da terra sendo apresentados. Nesse evento foram enfocadas várias atividades das quais: Soletrando no CEIPEV onde premiamos nossos alunos com computador, o nível de aprendizagem foi tão alto que tivemos um empate e tivemos que nos desdobrar para premiar cada ganhadora com um computador, e o 2° Lugar ganhou uma bicicleta e um MP3, não existindo 3° lugar, uma vez que houve um empate. Concurso da Logomarca 35 anos que também foi premiado com um cheque de R$100,00; Jogos inter-classes com entrega de medalhas, Machadiano no CEIPEV- foi um chá literário alusivo aos 100 anos de Machado de Assis. E nesse ano de 2009, realizamos um projeto do Meio Ambiente com tema: Pensando global, agindo local, onde houve uma mobilização geral de todos os alunos, professores, funcionários e até os pais de alunos envolvidos na limpeza da nossa escola, com arborização, plantação de mudas, onde chamou atenção da imprensa e saiu uma matéria na inter TV cabugi onde elevou mais ainda a estima da comunidade escolar. Além de incentivarmos a participação dos alunos no FESTUERN que é uma atividade bastante esperada e almejada pelos nossos alunos em participar e esse ano vamos participar com a peça No país dos Prequetés, de Ana Maria Machado.



7- Faça uma síntese a respeito da Biblioteca do Colégio Eliseu Viana?



R) Bom, a nossa biblioteca Cecília Meireles tem um acervo bem diversificado com 3.362 livros catalogados, ela é uma biblioteca comunitária, bastante visitada pela clientela estudantil. E que pretendemos desenvolver mais e mais projetos de leitura que incentivem e aumente a visitação desse espaço tão importante que é a biblioteca.



8) Como é o relacionamento entre os docentes e discentes e qual a participação dos pais dos alunos referente a conduta dos filhos do colégio?



R) O relacionamento dos alunos com os professores é bom, no entanto como tudo na vida precisa aprimorar a cada dia mantendo esse relacionamento não só no espaço da sala de aula, mas também fora dela. Quanto a participação dos pais quando solicitamos a visita dos mesmos estes atendem o nosso convite. Porém, é preciso que os pais visitem mais a escola não só quando são convidados, mas que haja uma freqüência conversando com os professores como está o comportamento dos seus filhos em que eles podem ajudar. O que acontece infelizmente é que a educação foi lançada a responsabilidade total na escola, quando se deve começar e perpetuar em casa, junto e no convívio familiar.



9- Na ótica da direção e dos professores, o aluno do colégio Eliseu Viana, ao concluir o curso básico, ele se sente totalmente apto a enfrentar um vestibular ou um concurso de âmbito nacional?



R) A nossa escola sempre teve bons resultados com relação a aprovação dos nossos alunos no vestibular, onde temos alunos aprovados em vários cursos, como: Medicina, Direito, Ciências Contábeis, entre outros bastantes concorridos. Desta feita, pode-se perceber que o nosso ensino é de boa qualidade, compete ao aluno fazer sua parte se aprofundando e aprimorando seus conhecimentos fazendo valer seu tempo na escola realmente estudando tirando suas dúvidas junto aos professores e se este deseja um concurso de âmbito nacional, tudo depende do esforço do aluno em querer aprender.



10) Dê sua opinião sobre o ENEM?



R) Acho o ENEM interessante, pois como o próprio nome diz Exame Nacional do Ensino Médio, diante disso o aluno já está sendo avaliado nos seus conhecimentos, e agora com essa mudança elimina-se gradativamente a barreira do vestibular. E uma vez, que o aluno não tiver sido aprovado no ENEM, terá outras alternativas, podendo através do Pro-uni ingressar em universidades particulares com essa bolsa do Governo Federal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões!