Sejam Bem Vindos ao Blog do: CEIPEV, Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, que tem como meta a formação dos discente num contexto ético e moral visando construir atitudes pautadas na prática da democracia e na formação consciente através do exercício educacional da instituição.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ministro elogia vencedores do Prêmio Professores do Brasil

Ao encontrar os 35 vencedores do Prêmio Professores do Brasil de 2009, na quinta-feira, 3, o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou que, além do contato direto com quem transforma a escola pública, este é um momento de reconhecimento. "Reconhecimento de quem trabalha com afinco, de quem se dedica às crianças e aos jovens", disse.


Na quarta edição do Prêmio Professores do Brasil, concorreram 1.027 projetos, inscritos nos segmentos educação infantil (sete premiados), anos iniciais do ensino fundamental (oito), anos finais do ensino fundamental (dez) e ensino médio (dez). Cada professor selecionado recebeu R$ 5 mil em dinheiro, certificado e troféu. A escola na qual a experiência foi desenvolvida ganhou R$ 2 mil em equipamentos audiovisuais ou multimídia.

A formação dos professores foi um dos temas abordados por Fernando Haddad. A plataforma Freire, lançada em junho deste ano, segundo o ministro, é um passo para garantir ao professor a formação inicial e continuada, gratuita e de qualidade. Haddad afirmou que é compromisso do governo federal garantir que o fluxo de acesso dos professores à educação superior seja contínuo e que as universidades estejam sempre de portas abertas para o magistério. Haddad também disse ter expectativa de que o Senado Federal aprove, na próxima semana, a lei que modifica o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).


A mudança vai permitir a professores que hoje estão no exercício da carreira o financiamento integral da graduação. O benefício se estenderá a estudantes de licenciatura que vierem a se dedicar ao magistério. "Basta ao jovem querer ser professor. Se ele ingressar em curso de universidade comunitária ou particular, o Estado financiará o curso. Se ele atuar em escola pública, não pagará o financiamento", disse.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação desenvolvida em parceria com diversas instituições e entidades. Entre os premiados, aparecem com mais projetos professores do Paraná (cinco), Bahia e Goiás (três, cada um).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões!