Sejam Bem Vindos ao Blog do: CEIPEV, Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, que tem como meta a formação dos discente num contexto ético e moral visando construir atitudes pautadas na prática da democracia e na formação consciente através do exercício educacional da instituição.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Lição de cidadania na Redação da Aluna Andressa, da Disciplina lecionada pela Professora Berenice Sousa de Freitas . Parabéns a ambas!!!

REDAÇÃO


Democracia

Porque será que quando falamos em democracia, nossa mente se limita a política? Quando fazemos uma pesquisa em qualquer lugar, essa palavra sempre está associada ao governo, ao direito ao voto, a vitória para a maioria. Sua teoria teve início na Grécia, como uma contraposição da concepção aristocrática do poder, mas foi só a teoria, pois de uma maneira geral não era exercida”democraticamente”. A democracia abrange diversas áreas, e é tendo um conhecimento mais amplo sobre o assunto que podemos ver o quanto ela pode se associar ao nosso cotidiano.

Será que temos mesmo democracia, ou como na Grécia, vivemos apenas uma teoria? Talvez seja a pergunta que poucos se fazem. Sim, poucos. Pois grande parte da população não está muito interessada no assunto. Isso parece estranho não é?Mas podemos ver claramente o desinteresse de muitos em exercer e praticar a democracia no cotidiano. É uma pena, porque muitos que viveram antigamente queriam ter o privilégio de ao menos pensar em viver uma vida com um pouco de liberdade para expressar sua opinião. Como já dizia Rousseau, aprender a ser cidadão consiste em agir de acordo com a vontade geral. É onde podemos ver que a democracia está totalmente ligada a cidadania. Isso não é fácil. Concordar com a opinião dos outros não é fácil, principalmente quando ela se contrapõe totalmente, com a nossa, mas para viver nesta sociedade, precisamos nos adequar a estes conceitos. Ser cidadão de caráter é muitas vezes deixar a nossa opinião de lado e concordar com a maioria. Quando a política, já que é a mais comentada, podemos dizer que temos uma bela democracia, pois temos o direito do voto, uma total liberdade para escolher os nossos governantes, pena que muitos não sabiam usufruir bem desse direito. Muitos ainda fecham os olhos e preferem viver reclamando de um pais corrupto, e não vêem que a corrupção começa muitas vezes a partir do momento em que seu voto é exercido.

É um belo debate. Podemos definir a democracia como a simples vontade de todos, a decisão da maioria. Sendo direta ou indireta, ela é presente nas nossas vidas, contra ou pela nossa vontade. Um dia poderemos ser bons cidadãos, e aprenderemos a respeitar a decisão que ganhou, e melhor, aprenderemos a dar valor a um direito que a própria vida nos deu, o direito de expressar o que pensamos sobre as coisas, e o dever de praticar da maneira correta. Acima de tudo, agindo de acordo com o bem, sabendo respeitar uma certa ética que a sociedade nos designa.



Autora: Andressa Ruth Sousa Santos

2ª SÉRIE - TURMA: “A” – TURNO: MATUTINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões!