Sejam Bem Vindos ao Blog do: CEIPEV, Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, que tem como meta a formação dos discente num contexto ético e moral visando construir atitudes pautadas na prática da democracia e na formação consciente através do exercício educacional da instituição.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Professores fazem curso sobre ensino médio inovador

Cerca de 500 gestores e professores de escolas públicas do ensino médio iniciaram, na segunda-feira, 11, curso de formação continuada sobre o programa Ensino Médio Inovador. A qualificação que se estende até hoje, 15, em regime de internato, é realizada na Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro.


No conjunto, o curso será ministrado a 1,6 mil gestores e professores de 345 escolas de 17 estados e do Distrito Federal que aderiram ao programa em 2009. As próximas etapas serão realizadas no período de 18 a 22 e de 25 a 29 deste mês, no mesmo local.


O Ensino Médio Inovador, programa do Ministério da Educação, oferece apoio técnico e financeiro a redes estaduais de ensino para o desenvolvimento de ações de melhoria da qualidade do ensino público. Combinar formação geral, científica, tecnológica e cultural com a prática e estimular a inovação dos currículos estão entre os objetivos do programa.


De acordo com Maria Eveline Pinheiro Vilar de Queiroz, coordenadora do ensino médio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, durante o curso os profissionais das escolas conheceram as propostas do ensino médio inovador, discutiram temas como educação interdisciplinar e trocaram experiências. Um dos destaques da programação do evento foi a palestra do filósofo e escritor francês, Edgar Morin, intitulada "Interdisciplinaridade no desenvolvimento do pensamento complexo para responder aos desafios da sociedade atual." Após a palestra, ocorrida na quinta-feira, 14, os cursistas tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o tema.



Em 2009, as 18 unidades da Federação que aderiram ao programa indicaram 345 escolas para participar da experiência. Esse grupo de instituições de ensino reúne 291.223 alunos.


A transferência de recursos do governo federal para apoiar as mudanças no currículo do ensino médio foi de R$ 22 milhões. A tabela traz a relação dos estados que aderiram, municípios e escolas, além do número de estudantes e valores repassados em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões!