Sejam Bem Vindos ao Blog do: CEIPEV, Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, que tem como meta a formação dos discente num contexto ético e moral visando construir atitudes pautadas na prática da democracia e na formação consciente através do exercício educacional da instituição.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Qualidade da educação básica será avaliada em novembro



Entre os dias 7 e 18 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aplicará as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil. As avaliações vão aferir o conhecimento de estudantes brasileiros em matemática, com foco em resolução de problemas, e língua portuguesa, com ênfase em leitura. Portaria publicada na sexta-feira, 17, define a forma de aplicação dessas provas.


Participarão da Prova Brasil todas as escolas com 20 ou mais estudantes matriculados no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular da rede pública, localizadas nas zonas urbana e rural. As escolas com esse perfil serão identificadas na base de dados do censo escolar, que considerará as informações prestadas até o dia 14 de agosto de 2011.

Já para a amostra do Saeb serão avaliadas as escolas que tenham de dez a 19 alunos matriculados no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular público, e os estabelecimentos de ensino com dez ou mais estudantes no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular da rede privada. As escolas com dez ou mais estudantes na terceira série do ensino médio regular das redes pública e privada também participarão da amostra.

os resultados obtidos nas avaliações serão usados no cálculo das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada unidade escolar pública, município, unidade da federação e país.


Veja aqui a portaria que sistematiza o Saeb/Prova Brasil 2011 (Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc)



Dilma entrega 500 medalhas e lembra importância da educação


Durante a solenidade de entrega das medalhas de ouro da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a presidenta da República, Dilma Rousseff, ressaltou o papel da educação para o crescimento econômico e social do Brasil. Acompanhada pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, a presidenta cumprimentou mais de 500 estudantes no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.


Em seu discurso, Dilma reforçou o compromisso do governo com a educação, a erradicação da pobreza e a criação de empregos. “Acredito que nós estamos em um momento muito especial no Brasil e essa cerimônia exemplifica todo o potencial de nosso país de criar uma sociedade que dê oportunidades aos nossos jovens”, disse ela.

Para a presidenta, “todo jovem brasileiro tem que ter domínio da linguagem e compromisso com a matemática, que são pré-condições para todos os outros conhecimentos”.

Dentre os 19,6 milhões de inscritos nesta edição da Obmep, cinco estudantes se consagraram pentacampeões do concurso. Um deles é Henrique Gasparini do Nascimento, de 15 anos, medalhista de ouro desde a segunda edição da Olimpíada. Para Henrique, a chave do sucesso é dedicar-se todos os dias e sempre querer aprender. “Os professores ensinam o que vai cair nas provas e o que devemos saber para o nosso dia a dia. Quanto mais dedicação, mais conhecimento é absorvido”, garante. Leia mais

Informativo eletrônico da Secretaria de Educação Básica

Ministério da Educação - Brasília-DF

E-mail: imprensa.seb@mec.gov.br

Tel.: (55 61) 2022 8321



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões!