Sejam Bem Vindos ao Blog do: CEIPEV, Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, que tem como meta a formação dos discente num contexto ético e moral visando construir atitudes pautadas na prática da democracia e na formação consciente através do exercício educacional da instituição.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Escolas recebem kits da Provinha Brasil

O Ministério da Educação já enviou a todas as escolas da rede pública os kits da Provinha Brasil, a ser aplicada neste fim de semestre a turmas do segundo ano (alfabetização) do ensino fundamental. No conjunto, são 3,5 milhões de provas de língua portuguesa para avaliar 3,3 milhões de crianças, conforme dados do censo escolar de 2008.

Pelo cronograma da Coordenação-Geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB), a última remessa de provas foi despachada pelos Correios no dia 19 deste mês. Ela se destina a escolas estaduais e municipais do Maranhão, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Santa Catarina e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Para as redes dos demais estados, a postagem nos Correios foi feita nos dias 5, 16 e 18 deste mês.

De acordo com a coordenadora-geral do ensino fundamental da SEB, Edna Martins Borges, as escolas que ainda não receberam o kit devem procurar o material na prefeitura, nas agências ou postos dos Correios. Edna sugere aos professores das classes de alfabetização que apliquem a prova até o fim do ano para permitir a comparação da evolução dos alunos com relação ao exame do primeiro semestre. Recomenda, ainda, que façam um relatório individual sobre o desempenho das crianças para o planejamento pedagógico do professor que trabalhará com elas em 2010.

Dúvidas - Para que escolas, diretores e professores compreendam a importância e a abrangência da Provinha Brasil no contexto da alfabetização das crianças, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mantém em seu portal um questionário sobre as dúvidas mais frequentes, as duas provinhas aplicadas em 2008 e a do primeiro semestre deste ano. Podem ser encontrados, também, documentos que abordam o histórico e os objetivos do exame, a legislação, resultados e vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões!